como pedir?

Escolha no site
Informe a data do evento
Levamos até você

Mais Detalhes

Surgimento da Cerveja

                                                                                               

         A cerveja assim produzida, chamada lager (que significa "guardada, armazenada") tinha características interessantes.

            Embora não soubesse explicar o motivo, percebeu-se que a cerveja armazenada dessa forma adquiria um sabor acentuado e aparencia mais clara e leve.

            Hoje se sabe que as leveduras- responsáveis pela aparência esfumaçada ou turbidez da cerveja – tendem a não se flocurar a baixas temperaturas, o que tornava mais limpa, refrescante e leve a cerveja armazenada durante o inverno.

            Acredita-se que esse processo tenha provocado uma mutação genética ou seleção natural dos micro-organismos responsáveis pela fermentação até então conhecida, as leveduras de fermentação de superfície, ou como são chamados no Brasil, de alta fermentação.

 

 

LAGER

            As leveduras, bichinhos unicelulares muito bacanas, deixados em baixa temperatura, sofreram uma mutação, e começaram a fermentar as cervejas a partir do fundo dos tanques de fermentação, do inglês Bottom Fermenting, traduziram para o português de uma forma um tanto quanto errada, baixa fermentação.

            Hoje as cervejarias utilizam tanques fechados, onde a fermentação ocorre em todos os seus níveis. Porém estas leveduras ficam mais vorazes aos açucares do mosto cervejeiro quando são submetidas a temperaturas mais baixas, entre 9°C e 15ºC.

peça agora